segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Estudos para a SCJP....

Pra quem não é da área da computação: certificação é uma prova que "atesta" conhecimento de determinado profissional em uma tecnologia ou área de conhecimento.

Estou estudando para tirar a SCJP (Sun Certified Java Programmer - Programador Java Sun Certificado), em poucas palavras, trata-se de uma prova de conhecimentos de programação com Java.

Plano original: Tirar a certificação em java antes de mudar de empresa, pois se eu tentar mudar de emprego sem certificação, vou acabar em um emprego com os mesmos problemas que o atual.

No momento: Estou usando minhas férias para tirar a certificação, falta um dia para o fim das minhas férias. Estão faltando 153 páginas para concluir a leitura do livro da certificação.

Causas do fracasso: Resolver o problema com o médico ortomolecular, graças aos erros cometidos pela medial que me custaram cerca de dois dias de leitura, juntamente com a minha baixa disposição e cansaço constantes causados pela ausência de tempo dedicado ao lazer, tornaram impossível concluir a leitura a tempo.

Observações: nos últimos 4 dias, o volume de páginas lidas foi muito pequeno (43 páginas), devido a consulta e aula no dia 14 e indisposições nos outros dias. Para comparações, nos três dias anteriores aos citados (isto é, dias 9-12/jan) foram lidas 164 páginas. Acredito que isso tenha acontecido, em parte, devido a minha inexperiência referente à API (capítulo 6). Levando em conta que os capítulos 6, 7 e 9 abordam os temas da API, a leitura do restante do livro demandará mais tempo do que o estimado.

Conclusões: Obviamente não vou conseguir tirar a certificação conforme o planejado inicialmente. Vou precisar de, pelo menos, mais duas semanas, conciliando o trabalho com os estudos da pós e da certificação. Levando em conta os problemas jurídicos que vou enfrentar com a [nome da empresa omitido], será interessante passar mais algum tempo trabalhando lá.

Planejamento revisado:

Levando em conta as dificuldades relativas aos capítulos de API já citados, estimo em três semanas a leitura do restante do livro, isto é, podemos estimar, a princípio, a data de 7 de fevereiro como data de conclusão da parte inicial dos estudos.
A semana de 08-14/fev será usada para fazer mocks e testes do compilador. O exame será agendado para o dia 18 (depois da quarta feira de cinzas).
Esse plano poderá ser revisado (e provavelmente será) de acordo com o desempenho obtido durante a próxima semana e as aulas da pós.


Espero não ter sacrificado minhas férias por nada.

Nenhum comentário: